David Chipperfield Architects e o escritório de Toronto Zeidler Architecture, venceram um concurso internacional para transformar bloco 2 do Parlamento, uma área de 51.000 m² no centro de Ottawa, Canadá. Como se trata um local de importância nacional significativa, o projeto visa não apenas fornecer instalações para um governo democrático e infraestrutura urbana, mas também representar os valores de uma nação e uma visão para seu futuro sustentável e inclusivo. O projeto propõe uma nova praça pública ao lado do edifício principal e no mesmo eixo da Peace Tower, além de um espaço aberto para promover o diálogo entre os parlamentares, a comunidade e o público em geral.
Ao escolher o projeto vencedor, o júri procurou um projeto que melhor mantivesse a natureza patrimonial do quarteirão, analisando diferentes fatores, como como as pessoas interagirão com esses edifícios daqui a 100 anos e como eles se entrelaçam com os espaços indígenas. O projeto vencedor do que já foi chamado de "a propriedade mais prestigiada do Canadá" homenageia a história e a identidade urbana do local, com janelas revestidas de cobre que servem como um sutil gesto de respeito para os prédios do parlamento que ficam do outro lado da Wellington Street.
O Bloco 2 está localizado ao sul do edifício neogótico do Parlamento do Canadá, no centro de Ottawa, sendo o quarto lado da esplanada. O local engloba onze edifícios de diferentes escalas e condições estruturais, com várias camadas de características patrimoniais. O bloco remodelado fornecerá escritórios para o Senado e a Câmara dos Comuns, um espaço designado para a Biblioteca do Parlamento, bem como outras acomodações. O edifício também incluirá um espaço de para lojas, o Sparks Street Mall.
A proteção da terra e dos recursos é um conceito incorporado na cultura indígena e é um princípio de boa governança, sustentabilidade e conservação do patrimônio, portanto, a base da abordagem do projeto foi ter intervenção mínima e conservação máxima para o Bloco 2. A demolição foi evitada e novos elementos foram projetados para garantir a economia circular. Materiais reciclados, como cobre, foram incorporados na fachada, com novos materiais projetados para desmontagem e reutilização futura. O desenvolvimento terá emissões de carbono zero, incorporando uma estrutura de madeira, fachadas altamente isoladas e geração de energia renovável no local.
Em todo o quarteirão, estruturas históricas se alternam com os edifícios novos, eficientes e de baixa pegada de carbono para criar um todo diversificado, que é possível devido a uma planta baixa simples nos lados leste e oeste do quarteirão. Os seis prédios do Bloco 2 Leste, que contém gabinetes do senado canadense e duas grandes salas de reunião, são conectados por espaços comuns e jardins de inverno. Os cinco edifícios do Bloco 2 Oeste, que contém gabinetes parlamentares, são conectados pelo Garden Atrium, um pátio coberto que funciona como um espaço social compartilhado e amortecedor térmico para proteger o edifício do clima extremo de Ottawa.
O projeto final deve ser concluído até o outubro deste ano e a construção deve começar 18 a 24 meses depois disso.